Gerente de Projetos nos Bastidores

Você já assistiu o novo filme dos Vingadores? Todos que conheço elogiaram bastante a saga do Titã Louco. Temos o Chris Hemsworth, Josh Brolin, Tom Hiddleston, Tom Holland, George Kousaros, Chris Pratt, entre outros. Você certamente reconheceu todos os nomes. Ou quase todos. Tem um nome estranho ai. Você sabe quem é George Kousaros? Não vale pesquisar no Google! Pois é, não sabe né?

Ele é Gerente de Projetos de Tecnologia. Segundo o IMDb, ele trabalhou em diversos filmes, dentre eles o último Vingadores. Possui certificação PMP e, segundo seu perfil no LinkedIn, muita experiência no assunto. Essa situação lhe parece familiar, não é?

Quem não é visto NÃO é lembrado

Quando você vai ao cinema assistir um filme como este, você só fica até o final para assistir a cena pós-créditos. Mas e o nome da galera que aparece nestes créditos, você se preocupa em ler? Dificilmente. 

Para se ter uma ideia, para criar o filme “Homem Formiga”, muito menor e mais simples que o último Vingadores, foram necessárias quase 4 mil pessoas. Já para aos Vingadores ainda não sabemos mas, com certeza, muito mais. Dentre eles o George K. 

Meu nome é Man, Iron Man.

E isso acontece com qualquer projeto. Quando um novo produto é lançado no mercado, quem aparece geralmente é o Diretor da empresa, o Gerente Comercial ou ainda o CEO. Steve Jobs apresentou o iPhone mas você sabe quem foi o Líder da Engenharia, responsável pela sua criação? Nem eu. 

Por essas e outras razões costumo dizer que o Gerente de Projetos é um, dentre muitos, um funcionário dos Bastidores. Está lá, na espinha dorsal do lançamento mas ninguém sabe quem ele é. 

Esforço nem sempre reconhecido

Horas e Horas de reunião. Muitas discussões com a equipe para manter o cronograma na linha ou, até mesmo, recuperar alguma atividade em atraso. Negociações com fornecedores, laboratórios, terceirizados, enfim. Depois de meses (ou anos) de muita luta e esforço, o projeto foi entregue e, como sempre, o nome do Gerente de Projetos não aparece em nenhum lugar.

Temos um novo produto na prateleira, um novo serviço sendo oferecido ou, como no exemplo, um novo Blockbuster de bilhões de dólares e apenas a linha de frente é beneficiada por isso. 

Resultado de imagem para bastidores vingadores
Thor batendo nos Gerentes de Projetos

Isso pode até soar como uma crítica mas, na verdade, é apenas a constatação de um fato: Nossa função é garantir as entregas mesmo que o reconhecimento não apareça. É quase como uma doação anônima. Precisa ser de coração, senão não tem valor. 

A costureira da roupa do Thor, o alfaiate que fez os ajustes, o cabeleireiro que raspou aquela cabeleira loura, não aparecem no filme mas, ao assisti-lo nos cinemas, certamente se emocionaram: “Olha lá, meu trabalho na telona, que legal!” – e uma lágrima escorre de cantinho.

Resultado de imagem para thor koleston
Thor antes de ter sua cabeça raspada para o último filme. 

Apesar disso, devemos continuar

Mesmo sem este reconhecimento nós, os Gerentes de Projetos, precisamos continuar. Estamos lá, escondidos, no cantinho, muitas vezes sem o devido reconhecimento, entregando o que a empresa precisa.

Muitos líderes – a maioria, na verdade – não tem a menor ideia do que faz um Gerente de Projetos. Vai adiantar alguma coisa você se estressar com isso? Não. Filtre o que presta e jogue fora o que não vai lhe ajudar em nada. 

As vezes somos até desligados ao final do projeto – corte de gastos, eles vão dizer – mas nossa marca está ali. Aquele produto na prateleira, aquele filme, aquela construção, talvez não existiria daquela forma sem sua participação. 

Resultado de imagem para meme gerente projetos
Chefes tratando estimativas como informações definitivas talhadas na pedra. 

Não desanime se não valorizam seu quadro Kanban, seu cronograma atualizado ou aquela cotação que você diminuiu R$500,00 quando nem era a sua responsabilidade. 

Aceite que seu trabalho é atuar nas sombras, escondido – como o Batman. A população de Gotham acordará para mais um dia tranquilo, com as ruas seguras graças ao Batman, mesmo que não saibam disso. 

Confie no seu trabalho. Seja o Batman que seu projeto precisa. 

Resultado de imagem para batman project manager
Batman é fera, tem PMP! Aposto que o Iron Man não tem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.